São Paulo – SP – Durante o lançamento do novo modelo de crédito imobiliário nesta sexta-feira (10), o presidente Lula afirmou que restabeleceu com Donald Trump uma “relação que nunca deveria ter sido truncada”. Segundo ele, os dois líderes — ambos com 80 anos — devem dar o exemplo e evitar “discórdia e desavença” entre Brasil e Estados Unidos.
A relação entre os países
Lula contou que disse a Trump, em conversa recente por telefone, que os dois países precisam manter harmonia por representarem “as maiores democracias do Ocidente”. O presidente destacou que nunca tratou líderes estrangeiros de forma ideológica e que “quem tem que tratar assim é o povo que elegeu”.
Crítica ao servilismo diplomático
Em tom firme, Lula voltou a criticar a submissão nas relações internacionais. “Ninguém respeita quem não se respeita. Se você acha que lamber botas te ajuda, você vai cair do cavalo. As pessoas respeitam quando percebem que você tem autoridade moral e caráter”, afirmou.
O foco na economia
O presidente também comentou o aumento do comércio com China e outros países como resposta ao chamado “tarifaço” imposto pelos EUA. A fala ocorreu no mesmo evento em que o governo apresentou o novo modelo de crédito imobiliário, que prevê liberação de até R$ 25 bilhões para o setor habitacional até 2026.
Fonte: Agência Estado.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso