Vaticano – O presidente Lula desembarcou em Roma no domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025. A visita marcou também a celebração da saída do Brasil do Mapa da Fome, segundo o relatório SOFI 2025, e reforçou a relação histórica e estratégica entre o Brasil e a FAO.
Nesta segunda-feira (13), Lula e a primeira-dama Janja se reuniram com o papa Leão XIV no Vaticano. O encontro foi organizado pelo Itamaraty e pela embaixada brasileira na Itália. Esta é a primeira vez que Lula se encontra com o papa. Ele parabenizou o pontífice pela liderança na Igreja Católica, elogiou a Exortação Apostólica Dilexi Te e convidou o papa para participar da COP 30, em Belém (PA). O pontífice não poderá comparecer devido ao Jubileu, mas garantiu representação do Vaticano na conferência.
Lula buscou reforçar os laços diplomáticos entre Brasil e Vaticano, discutir temas globais como desigualdade, fé e proteção aos mais pobres, além de fortalecer a imagem internacional do Brasil em relação ao clima e à segurança alimentar. O presidente destacou que o papa Leão XIV será bem recebido no Brasil, lembrando as grandes demonstrações de fé populares no país, como o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora de Aparecida.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Temporal causa estragos no interior de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso