Fortaleza, Ceará – A presença de espírito de um adolescente de 14 anos salvou a vida do primo, de 13, que se engasgou na noite de quinta (7), em Fortaleza. O salvamento foi possível graças à manobra de Heimlich, técnica de compressão abdominal usada para desobstruir as vias aéreas.
O caso aconteceu quando Igor Vasconcelos, que mora em Tianguá, no interior do Ceará, visitava a capital com a família para participar de um evento sobre educação. Ele conversava com o primo, Silas Cabreira, na sala de estar quando começou a se engasgar. No início, Silas pensou que fosse brincadeira, mas percebeu rapidamente que a situação era grave.
Igor foi para a cozinha, onde a tia, Joana, tentava ajudá-lo batendo em suas costas e pedindo para levantar os braços. Assustada, ela chegou a pedir que o filho chamasse um vizinho médico. Enquanto isso, Silas, sozinho com o primo, decidiu aplicar a manobra de Heimlich — que havia aprendido pela internet. Em poucos segundos, Igor conseguiu expelir parte do líquido que bloqueava a respiração e voltou a respirar melhor.
Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, a manobra de Heimlich consiste em aplicar pressão com as mãos sobre o diafragma, provocando uma tosse forçada que expulsa o objeto ou alimento que obstrui as vias respiratórias. A técnica deve ser adaptada no caso de bebês e não deve ser feita se a vítima estiver falando, tossindo ou chorando, pois ainda consegue respirar.
Graças à ação rápida, a história teve um final feliz — e um importante alerta: saber agir em situações de emergência pode salvar vidas.
Fonte: G1
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso