Rio de Janeiro – RJ – Uma megaoperação das forças de segurança contra o Comando Vermelho deixou cinco mortos, incluindo o policial Marcos Vinícius, conhecido como Máskara, da 53ª DP de Mesquita. Ele foi atingido no pescoço durante confronto nos complexos do Alemão e da Penha, na manhã desta terça-feira (28).
A operação e os alvos
Batizada de Operação Contenção, a ação tem como alvo cem suspeitos ligados à facção. Até as 9h30, 25 pessoas haviam sido presas, entre elas o operador financeiro de uma das lideranças conhecidas como Doca. Outros cinco feridos estão internados sob custódia no Hospital Getúlio Vargas.
Os confrontos e apreensões
Cerca de 2,5 mil agentes participam da ofensiva. Houve reação com tiros, barricadas em chamas e até uso de drones por criminosos. Foram apreendidos dez fuzis, duas pistolas, nove motos e 200 quilos de drogas na Vila Cruzeiro. Seis policiais ficaram feridos, e três moradores foram atingidos por balas perdidas.
O apoio e o objetivo
A operação foi deflagrada após mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, com apoio do Ministério Público. Segundo o governador Cláudio Castro, o Estado está “atuando com força máxima para reafirmar que o poder é do Estado, não do crime”.
Fonte: Polícia Civil, Polícia Militar e agências de imprensa
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


