Massaranduba – SC – Um menino de 12 anos morreu na sexta-feira (12) depois de se engasgar com pipoca em casa e passar três dias internado. A vítima é Matheus Eduardo da Costa, que sofreu uma parada cardiorrespiratória na última terça-feira (9) e precisou ser levado às pressas ao hospital.
Tentativa de socorro
A família fez os primeiros atendimentos antes de levá-lo ao pronto atendimento da cidade. Em seguida, os bombeiros encaminharam o menino ao Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul. Matheus foi internado na UTI e mantido com ajuda de aparelhos, mas não resistiu.
Despedida e comoção
A mãe desabafou nas redes sociais durante os dias de internação e chegou a pedir por um milagre. Após a confirmação da m0rte, lamentou dizendo: “O não de Deus dói”. Familiares e amigos também prestaram homenagens e mensagens de apoio.
Orientações em casos de engasgo
O Ministério da Saúde orienta que, em situações de engasgo, deve-se aplicar a manobra de Heimlich com até três tentativas. Se a vítima não reagir ou não conseguir respirar, pode evoluir para parada cardiorrespiratória. É necessário pedir ajuda e acionar os serviços de emergência: 190 (polícia) e 192 (Samu).
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso