São Paulo – SP – Em meio aos casos de intoxicação por metanol em bebidas no estado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) usou o humor para comentar a situação. “No dia em que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar”, disse, em tom de brincadeira, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes.
A reunião com o setor de bebidas
Tarcísio se reuniu com representantes da indústria e afirmou que o setor tem demonstrado disposição em colaborar com as investigações da Polícia Civil. “Os maiores fabricantes do país estavam na mesa. Jack Daniels, Johnnie Walker, entre outras marcas que sofrem com falsificação. Eles querem ajudar a restabelecer a confiança”, afirmou o governador.
O avanço das investigações
Segundo Tarcísio, há duas linhas principais de apuração: o uso de metanol para higienizar garrafas reaproveitadas e a utilização do produto para aumentar o volume de bebidas falsificadas. O metanol é um álcool industrial altamente tóxico, capaz de causar cegueira, coma e m0rte quando ingerido.
Os números da crise
O estado de São Paulo concentra mais de 82% dos casos de intoxicação por metanol registrados no país, com 15 confirmações e 164 casos em análise, segundo o Ministério da Saúde. Já são três mortes confirmadas, incluindo a de uma mulher de 30 anos em São Bernardo do Campo.
Fonte: g1 / Governo de São Paulo.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso