Brasília – DF – Uma nova pesquisa do instituto Meio/Ideia mostra que a disputa para a presidência está cada vez mais apertada. O presidente Lula continua na frente em todos os cenários, mas agora aparece em empate técnico com os principais nomes da direita. Contra Flávio Bolsonaro, Lula tem 45,8% contra 41,1%. A diferença também é curta contra Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro, ficando tudo dentro da margem de erro.
O crescimento de Flávio Bolsonaro
O colunista Mauro Paulino destaca que Flávio Bolsonaro teve uma alta consistente desde que lançou a pré-candidatura em dezembro. Esse movimento indica que os votos da oposição estão se consolidando em torno de nomes da família do ex-presidente. Enquanto isso, Lula parece ter batido em um teto de 45% das intenções de voto, encontrando dificuldade para avançar sem uma melhora maior na avaliação do seu governo.
A situação da terceira via
Para quem busca uma alternativa fora dos dois polos, os números ainda são baixos. O governador Romeu Zema e o goiano Ronaldo Caiado aparecem com 34%. Já o gaúcho Eduardo Leite tem 21% nas simulações. Quem se saiu melhor nesse grupo foi Ratinho Júnior, com 38%, mas analistas acreditam que o nome famoso pode estar confundindo parte dos eleitores.
A rejeição que trava a disputa
O que explica esse equilíbrio é a rejeição alta dos dois lados. O antilulismo e o antibolsonarismo têm forças parecidas, o que cria um limite para os candidatos crescerem. No caso de Tarcísio, por exemplo, ao mesmo tempo em que ele ganha força ao se ligar a Bolsonaro, ele também herda a resistência de quem não gosta do ex-presidente. A eleição segue travada e sem um favorito disparado.
Redação João Lemes; fonte Pesquisa Meio/Ideia
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


