Amapá – A pesquisa do Datafolha, encomendada pela organização Ekō, mostra que 61% dos brasileiros acreditam que o presidente Lula deve proibir a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. O levantamento, feito entre 8 e 9 de setembro, aponta maior rejeição entre jovens de até 24 anos, com 73% contrários ao projeto da Petrobras, que aguarda licenciamento ambiental do Ibama para perfurar um poço no Amapá.
Mesmo com o apoio de Lula à exploração, a Petrobras enfrenta oposição de grupos ambientais e de setores do próprio governo. O Ibama solicitou ajustes no plano de emergência da estatal antes de decidir sobre o licenciamento. Enquanto espera o aval, a empresa já gastou cerca de R$ 180 milhões para manter um navio sonda na região.
A Ekō declarou que Lula deve escolher entre ampliar a exploração ou reforçar sua imagem ambientalista antes da COP30, em Belém. A pesquisa também revelou que 77% dos entrevistados apoiam o fim do desmatamento ilegal até 2030, mas apenas 17% acreditam que o governo cumprirá a meta. 81% defendem mais ações para proteger comunidades afetadas pelas mudanças climáticas.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Temporal causa estragos no interior de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso