Abelardo Luz, SC – O policial civil e ex-vereador Lucas Sernajoto foi condenado a mais de 9 anos de prisão após pegar, sem autorização, uma viatura e uma arma da polícia para ajudar um amigo acusado de violência doméstica. O caso ocorreu em 2019 e agora foi julgado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Além da pena de prisão, ele perdeu o cargo público, teve os direitos políticos suspensos por quatro anos e deverá indenizar o Estado em R$ 75.148,29. O amigo também foi condenado a 6 anos e 4 meses de reclusão.
Ação ilegal terminou com disparos, intimidação e acidente
De acordo com o Ministério Público, o policial, fora do plantão e embriagado, invadiu a delegacia, pegou a viatura e a arma e partiu com o amigo em busca de intimidar testemunhas. Os dois foram até a zona rural, onde invadiram a casa de conhecidos da vítima, dispararam tiros em frente ao imóvel e nas redondezas da casa dos pais da mulher. No retorno, o policial capotou a viatura, que teve perda total, e fugiu do local.
Improbidade e uso indevido de recursos públicos
Além das condenações criminais por porte ilegal de arma, coação de testemunha, abuso de autoridade, disparos em via pública, embriaguez ao volante e dano ao patrimônio público, ambos foram sentenciados por improbidade administrativa. Sernajoto e o amigo terão que ressarcir integralmente os danos. A Justiça classificou o caso como grave desvio de conduta e uso indevido de recursos públicos em favor de interesse pessoal.
LEIA TAMBÉM: “Fomos otários”, diz ex-ministro sobre declarações de Bolsonaro no STF
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso