Rio de Janeiro, RJ – A UFRJ desautorizou o professor aposentado Marcos Dantas, que sugeriu o uso de “guilhotina” em comentário sobre a filha de 5 anos do empresário Roberto Justus. A publicação foi feita na sexta-feira (4) na rede X, e gerou forte reação nas redes sociais.
Comentário polêmico e repercussão
O comentário foi uma resposta a fotos da menina usando uma bolsa de R$ 14 mil. Dantas, que se apresenta como ex-secretário do MEC no governo Lula 1, foi criticado por incitar violência contra uma criança. O deputado estadual Douglas Gomes (PL-RJ) disse que irá oficiar o MEC e classificou a postura como “inadmissível”.

Nota da UFRJ
A UFRJ declarou que Marcos Dantas está aposentado desde 2022 e que suas falas não refletem o pensamento da universidade. A Escola de Comunicação também repudiou qualquer incitação à violência. A nota reforça o compromisso da instituição com o diálogo, a democracia e os valores humanistas.

Trajetória e vínculos
Segundo o próprio site, Dantas ocupou cargos no governo federal nos anos 2000. Atualmente, é ligado a programas de pós-graduação e conselhos de tecnologia, como o NIC.br. O governo ainda não comentou oficialmente o caso.
Fonte: Poder360.