Se for condenado, Bolsonaro pode começar a cumprir pena em presídio comum?

Depois da sentença penal condenatória com trânsito em julgado, ele iria para a cadeia comum e pode ser expulsos do Exército

Publicado em

Ex-presidentes podem cumprir pena em presídios comuns, dizem especialistas. De acordo com especialistas ouvidos pela VEJA, o ex-presidente deve receber algum tipo de tratamento diferenciado. Podem, por exemplo, ficar em celas separadas de outros presos, em uma carceragem da Polícia Federal (PF) – como aconteceu com Lula em 2018

A possível condenação resulta de uma denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa armada e de outros quatro crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. A pena pode chegar a 43 anos de prisão, segundo especialistas. (Site Valor).

O ex-presidente foi considerado réu e será julgado pelo STF. Ele é capitão reformado. Há outros vários militares que também serão julgados. Entretanto, nestes casos, depois da sentença penal condenatória com trânsito em julgado, eles iriam para a cadeia comum e podem ser expulsos do Exército.

Em regra, os militares – mesmo se forem condenados – mantêm o recebimento de seu soldo (salário) e cumprem a pena no âmbito da Justiça Militar, e não do sistema penal comum, por serem submetidos a um regime jurídico especial. Esse tratamento decorre do Estatuto dos Militares (Lei nº 6.880/1980) e dos dispositivos constitucionais que organizam as Forças Armadas, os quais garantem que os direitos adquiridos na carreira, como o soldo ou a aposentadoria, não são automaticamente suspensos por uma condenação.

Além disso, a execução da pena para crimes cometidos por militares é feita em unidades penais militares, preservando o sistema de hierarquia, disciplina e os princípios próprios do Direito Militar. Dessa forma, a regra de cumprimento da pena exclusivamente em estabelecimentos militares e a manutenção dos benefícios estão fundamentadas na legislação especial que rege a atividade e a carreira militar no Brasil.

Os crimes pelos quais Bolsonaro foi denunciado:

  1. Liderança de organização criminosa armada: Pena entre 3 a 8 anos, com aumento de até 9 anos pelo uso de arma de fogo e concurso de funcionário público.
  2. Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: Pena entre 4 a 8 anos.
  3. Golpe de Estado: Pena entre 4 a 12 anos.
  4. Dano qualificado pela violência e grave ameaça: Pena entre 6 meses a 3 anos.
  5. Deterioração de patrimônio tombado: Pena entre 1 a 3 anos.

O crime com pena mais severa é o de liderar uma organização criminosa armada, que pode resultar em até 17 anos de prisão. Segundo a Lei nº 12.850/2013, líderes de organizações criminosas armadas devem iniciar o cumprimento da pena em presídios de segurança máxima.

Contexto da denúncia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que Bolsonaro e seus aliados organizaram os atos de 8 de janeiro de 2023 como parte de uma tentativa de golpe de Estado para abolir o Estado Democrático de Direito. A PGR também apontou danos ao patrimônio público e tombado, incluindo o Palácio do Planalto. A denúncia inclui 33 outros nomes, como o ex-ministro Braga Netto.

Limite de cumprimento da pena

Mesmo que a soma das penas chegue a 43 anos, a lei brasileira estabelece o tempo máximo de 40 anos para o cumprimento de pena privativa de liberdade, conforme o Pacote Anticrime de 2019.

Próximos passos

Cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) julgar os crimes e realizar a dosimetria da pena. Caso condenado, Bolsonaro poderá recorrer, mas o cumprimento inicial da pena deverá ocorrer em regime fechado, devido à gravidade dos crimes. O processo ainda pode enfrentar desdobramentos judiciais e políticos significativos.

A denúncia marca um momento decisivo no cenário político e jurídico brasileiro, com possíveis repercussões para o futuro do ex-presidente e de sua carreira política.

PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Polícia recupera gado furtado em Alegrete

Alegrete - A 2ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato...

Empreendedor inova com o primeiro táxi elétrico da região

Nova Esperança do Sul, um município de aproximadamente cinco mil habitantes, está dando um...

Ganhador da Mega da Virada perde prazo para resgatar prêmio de 1,4 milhão

Um dos participantes do bolão vencedor da Mega da Virada 2024 perdeu o prazo...

É nesta quinta-feira a Live de Páscoa da Florybal

A Páscoa está chegando e, para entrar no clima dessa celebração cheia de sabor...

Leia Também

Polícia recupera gado furtado em Alegrete

Alegrete - A 2ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato...

Empreendedor inova com o primeiro táxi elétrico da região

Nova Esperança do Sul, um município de aproximadamente cinco mil habitantes, está dando um...

Ganhador da Mega da Virada perde prazo para resgatar prêmio de 1,4 milhão

Um dos participantes do bolão vencedor da Mega da Virada 2024 perdeu o prazo...