Brasília – DF – O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (22), por 9 votos a 2, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a cinco anos e três meses de prisão em regime fechado, além da perda do mandato. A decisão considerou os crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.
O caso julgado
A condenação se refere ao episódio de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições, quando Zambelli sacou uma pistola e perseguiu o jornalista Luan Araújo nas ruas de São Paulo, chegando a apontar a arma e ordenar que ele deitasse no chão dentro de uma lanchonete. Para o relator Gilmar Mendes, a reação armada a provocações não encontra respaldo no Estado Democrático de Direito.
Histórico e extradição
Essa é a segunda condenação da deputada. Em maio, ela já havia recebido pena de 10 anos pelo ataque aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes de ser presa, Zambelli fugiu para a Itália, onde possui cidadania, mas foi capturada no fim de julho. O governo brasileiro pediu sua extradição, que ainda depende de decisão da Justiça italiana.
Fonte: STF.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso