A pesquisa Genial/Quaest divulgada em abril de 2025 aponta que a aprovação do governo Lula atingiu o pior índice desde janeiro de 2023, com destaque para a região Sul, onde 64% desaprovam a gestão do presidente, enquanto 34% a aprovam. Apesar de ainda manter maior aprovação no Nordeste (52% contra 46% de reprovação), a diferença entre os índices caiu para o menor patamar já registrado.
Grupos tradicionalmente favoráveis ao governo, como mulheres, nordestinos e católicos, apresentaram queda significativa no apoio. Entre as mulheres, por exemplo, a reprovação subiu para 53%, ultrapassando os 43% de aprovação.
Jovens de 16 a 34 anos mostraram 64% de reprovação
A análise por faixa etária e renda também revelou aumento na rejeição ao governo. Jovens de 16 a 34 anos mostraram 64% de reprovação, enquanto apenas 33% aprovam a gestão federal. Entre os evangélicos, a desaprovação chegou a 67%, e entre pessoas de renda superior a cinco salários mínimos, 64% desaprovam o governo. O levantamento ainda destacou que a popularidade de Lula segue maior entre grupos de menor escolaridade e renda, mas mesmo nesses segmentos a aprovação tem caído consistentemente desde 2024.
LEIA TAMBÉM: Motorista sofre mal súbito e bate em loja no Centro de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso