SUS incorpora novos tratamentos e medicações para câncer, HIV, asma e Crohn

Publicado em

O Ministério da Saúde incluiu novos tratamentos no SUS, beneficiando pacientes com HIV, câncer de pulmão, asma em crianças e jovens, cirurgias de retirada de câncer cerebral e doença de Crohn.

Essas mudanças devem permitir que mais de 14 mil pacientes recebam cuidados nos próximos cinco anos.

Na área oncológica, foi incorporado o método MION para monitoramento das funções neuronais durante cirurgias cerebrais, o que reduz riscos e lesões.

Esta tecnologia, agora disponível no SUS, poderá beneficiar centenas de pacientes.

Tratamento do câncer de pulmão

Também foi incorporado o medicamento durvalumabe , que é usado no tratamento de pacientes com câncer de pulmão. No entanto, a medicação é para um tipo específico chamado de “câncer de pulmão não pequenas células estágio III irressecável”. Portanto, é recomendado para pacientes com este tipo de doença, em estágio III, e quando o tumor não pode ser removido cirurgicamente e não piorou após o tratamento com quimioterapia e com radioterapia. Com a medicação, a previsão é tratar 36 pacientes no 1º ano e 187 até o 5º ano.

ISTs

No campo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o ministério passará a oferecer o medicamento fostensavir trometamol 600mg para o tratamento de pacientes adultos multirresistentes infectados pelo HIV. O medicamento é uma alternativa aos antirretrovirais disponíveis atualmente, ou seja, para aqueles que não conseguem uma redução da carga viral mesmo com o uso das atuais opções ofertadas no SUS. De acordo com o ministério, será possível contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus ou aids, mais especificamente as que desenvolvem essa condição de multirresistente e ficam mais suscetíveis a doenças oportunistas e ao risco de morte. A última incorporação para pessoas multirresistentes ocorreu há oito anos, com a entrada da etravirina 200mg . Desta forma, a expectativa é de beneficiar 72 pacientes no 1º ano e aproximadamente 769 pacientes no 5º ano.

Asma grave

Na questão das doenças crônicas, foi ampliado o uso do medicamento mepolizumabe 100mg/mL para o tratamento de pacientes com asma eosinofílica grave refratária, com idade entre 6 e 17 anos – o medicamento já é usado no tratamento de adultos. Em crianças ou adolescentes, a doença é caracterizada pela presença de níveis elevados de eosinófilos, que são glóbulos brancos responsáveis pela ação contra microrganismos e pelo combate a infecções no corpo. O uso do medicamento busca melhoria na condição de vida do paciente, com redução de crises e do agravamento da doença. A população beneficiada no 1º ano é estimada em 22 pacientes, e sobre para 110 no 5º ano.

Estabelecida como uma das prioridades por essa gestão no Ministério da Saúde, as doenças raras recebem a incorporação do monitoramento do calprotectina fecal no intestino (cólon) de pacientes com doença de Crohn . Trata-se de um biomarcador que apoia o diagnóstico e o monitoramento de pacientes com a enfermidade, indicando atividade inflamatória. A identificação de inflamações é feita pela avaliação da calprotectina, uma proteína detectada por exame de fezes. Esse acompanhamento é fundamental para orientar o tratamento do paciente.

Essa é, inclusive, mais uma alternativa para monitoramento de pacientes, sendo menos invasiva – atualmente, é realizado por meio de exames de sangue, tomografia computadorizada e colonoscopia, exame padrão e mais invasivo. A expectativa é de atender 10.974 pacientes elegíveis no 1º ano e 12.331 no 5º ano.

LEIA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

126,545FãsCurtir
64,297SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Corpo de brasileira morta na Itália chega ao país no sábado

Içara - SC - O corpo de Jéssica Stapazzollo, 33 anos, chega ao Brasil...

Mulher chega a hospital com bebê decapitado após parto em casa

Cuiabá, MT - Uma mulher deu entrada no Hospital Geral de Cuiabá carregando, dentro...

Santiaguense com mandado de prisão por estupro é preso na 287

Santiago, RS - A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no início da noite de quinta...

Falso major aplica golpe de 50 mil na namorada e acaba preso

Belo Horizonte - MG - A Polícia Militar prendeu André Lefon Ribeiro de Souza...

Leia Também

Corpo de brasileira morta na Itália chega ao país no sábado

Içara - SC - O corpo de Jéssica Stapazzollo, 33 anos, chega ao Brasil...

Mulher chega a hospital com bebê decapitado após parto em casa

Cuiabá, MT - Uma mulher deu entrada no Hospital Geral de Cuiabá carregando, dentro...

Santiaguense com mandado de prisão por estupro é preso na 287

Santiago, RS - A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no início da noite de quinta...