Washington – EUA – O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira que as novas tarifas de importação aplicadas a países considerados adversários comerciais vão variar entre 15% e 50%. O Brasil está entre os alvos da taxa máxima. Segundo Trump, o motivo seria a postura do Supremo Tribunal Federal em relação a Jair Bolsonaro e possíveis barreiras a empresas americanas no país.
Brasil na mira de Washington
A fala ocorreu durante uma cúpula sobre inteligência artificial. Trump afirmou que as tarifas são uma resposta a práticas que considera desleais. Os EUA também anunciaram uma investigação sobre obstáculos ao setor de tecnologia americano no Brasil.
Mudança de rumo na política tarifária
Em abril, Trump havia falado em tarifa universal de 10% para quase todos os países. Agora, o discurso é de retaliação direta e de acordos “unilaterais”. O Japão, por exemplo, teve a tarifa reduzida de 25% para 15% após atender exigências americanas.
Negociação ainda é possível
Trump sinalizou que países interessados podem negociar acordos bilaterais para reduzir as tarifas. União Europeia, Coreia do Sul e Índia estão tentando evitar as taxas mais altas.
Fonte: Zero Hora.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso