Congo – África – Autoridades encontraram corpos de mulheres, crianças e idosos em um templo na província de Kivu do Norte. Ainda não há confirmação sobre a data exata do ataque, mas uma estação de rádio local indica que as vítimas foram levadas em cativeiro em 12 de fevereiro por extremistas armados não identificados.
Fontes locais apontam que os autores do ataque pertencem a grupos armados e rebeldes da Aliança das Forças Democráticas (ADF). Esse grupo terrorista, de origem ugandense, atua na região desde 1995 e jurou lealdade ao Daesh em 2019.
A Portas Abertas condenou o massacre e classificou o crime como um “ato hediondo de violência contra civis”. A organização pediu que entidades internacionais priorizem a proteção dos cidadãos no leste da República Democrática do Congo.
O que é o Daesh?
Daesh é outro nome para o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). O termo é a sigla em árabe de “Estado Islâmico no Iraque e no Levante” (al-Dawla al-Islamiya fi al-Iraq wa al-Sham). Muitos governos e organizações usam esse nome para evitar dar legitimidade ao grupo como um “Estado”. O Daesh é conhecido por seus ataques violentos, perseguição religiosa e tentativa de estabelecer um califado na Síria e no Iraque.
Fonte: Vatican News.
LEIA TAMBÉM: É grave a situação do jovem esfaqueado nas costas em Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso