Colorado – Estados Unidos – Inaugurada em 1994, a Penitenciária dos Estados Unidos, ADX (Administrative Maximum Facility), localizada em Florence, foi construída para isolar completamente os presos do mundo externo. Com capacidade para mais de 400 detentos, abriga criminosos considerados os mais perigosos dos Estados Unidos e do Mundo. As celas de concreto medem 2 por 3 metros, são à prova de som e não permitem interação entre os presos. A arquitetura impede que os internos vejam o céu ou tenham qualquer contato visual com o exterior.

O complexo é fortemente vigiado por patrulhas armadas e protegido por paredes com arame farpado. Torres de artilharia cercam a instalação, e medidas como cabos para impedir pousos de helicópteros reforçam a segurança. Ao sair das celas, os presos são algemados, colocados em grilhões e escoltados por guardas. Durante a única hora de recreação permitida, ficam confinados em jaulas externas com visão limitada ao céu.
As celas incluem móveis de concreto fixos e janelas estreitas que deixam entrar pouca luz natural. Refeições são entregues por aberturas nas portas, evitando contato humano. A arquitetura foi planejada para privar os detentos de estímulos externos e minimizar qualquer tentativa de comunicação ou fuga.
Fonte: CNN.
LEIA TAMBÉM: A nova voz da Califórnia: santiaguense conquista a Calhandra de Ouro
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso