O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou tarifas de 25% sobre produtos dos Estados Unidos em resposta às taxas impostas pelo governo norte-americano. Ele afirmou que as medidas prejudicarão os EUA e incentivou os canadenses a consumir produtos nacionais. As tarifas entrarão em vigor em duas etapas: US$ 30 bilhões na terça-feira e os US$ 125 bilhões restantes em 21 dias.
As tarifas canadenses atingem cerveja, vinho, bourbon, frutas, sucos, roupas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos. Trudeau mencionou que o governo estuda restrições adicionais, incluindo medidas sobre minerais críticos e energia. Enquanto isso, os EUA impõem tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá e 10% sobre produtos chineses.
México e China reagem às sanções de trump
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou tarifas retaliatórias e ordenou a implementação de um plano alternativo. A China declarou que recorrerá à Organização Mundial do Comércio contra as sanções dos EUA, classificando-as como violação das regras internacionais. Trump justifica as tarifas como medidas de segurança nacional e combate ao tráfico de drogas.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Trio é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Tupanciretã
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui