Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China criaram lentes de contato com nanopartículas que captam luz infravermelha e a transformam em luz visível. A invenção promete ajudar pacientes com daltonismo, cegueira noturna e outras condições visuais, oferecendo uma alternativa aos óculos de visão noturna, que são pesados e exigem baterias.
As nanopartículas inseridas nas lentes atuam como tradutoras da luz infravermelha, que normalmente está fora do espectro visível ao ser humano. A oftalmologista Nessana Neubauer explica que essa tecnologia pode beneficiar pacientes ao converter comprimentos de onda invisíveis em luz que eles conseguem perceber, embora não represente cura para as doenças.
A tecnologia ainda está em fase de testes e custa cerca de US$ 200 por par de lentes. A especialista alerta para a necessidade de avaliar a biocompatibilidade dos materiais e os possíveis efeitos adversos, como danos oxidativos, catarata e desconfortos oculares, antes de sua aplicação clínica em larga escala.
Fonte: GZH.
LEIA TAMBÉM: A Região Central pode ter temporal nesta terça antes da chegada do frio
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso