Peru – Um acidente entre dois trens turísticos deixou uma pessoa morta e pelo menos 40 feridas nesta terça (30), no sudeste do Peru. A colisão frontal aconteceu na rota ferroviária que liga a localidade de Ollantaytambo a Machu Picchu, na região andina de Cusco.
A vítima fatal foi identificada como Roberto Cárdenas, maquinista de um dos trens, conforme informou o Ministério Público provincial de Cusco. O acidente ocorreu por volta das 13h20 no horário local (15h20 em Brasília), em um trecho de via única.
Segundo as autoridades, um trem da empresa PeruRail colidiu de frente com outro da Inca Rail. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Até o momento, não foi divulgada a nacionalidade das pessoas feridas.
O Ministério Público informou que trabalha na identificação dos turistas atingidos e determinou que os feridos fossem levados para unidades de saúde em Ollantaytambo. Inicialmente, o número de vítimas era estimado em 15, mas subiu para 40 após atualização das equipes de resgate.
De acordo com o Ministério da Saúde de Cusco, há feridos de várias nacionalidades, e a maioria sofreu contusões fortes provocadas pelo impacto. Passageiros que não se machucaram foram retirados dos trens e encaminhados para estações próximas.
Serviço suspenso
Para visitar Machu Picchu — cidade inca declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983 — os turistas utilizam trem até a região e, depois, ônibus até a cidadela. O local é o principal ponto turístico do Peru e recebe, em média, cerca de 4.500 visitantes por dia.
Após o acidente, o serviço ferroviário foi suspenso por tempo indeterminado, conforme informou a empresa concessionária. O governo regional de Cusco e o Ministério da Saúde enviaram ambulâncias ao local para atender as vítimas.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


