Buenos Aires – Argentina – A capital argentina enfrentou neste sábado (25) uma das maiores chuvas da história para o mês de outubro. Foram registrados 123 milímetros em 24 horas, segundo o Observatório Central, o que representa o segundo maior acumulado desde o início das medições em 1906. As fortes chuvas causaram alagamentos, bloqueios e deixaram uma pessoa morta.
Recorde histórico e impacto
O recorde anterior de outubro continua sendo de 132 milímetros, registrado em 2014. Desta vez, quase todo o volume caiu entre 3h e 9h da manhã, concentrando 115 milímetros em apenas seis horas. A chuva intensa alagou trechos da Avenida General Paz e comprometeu o trânsito na capital.
Raridade e contexto climático
Acumulados acima de 100 milímetros em outubro são extremamente raros em Buenos Aires. Em mais de um século, isso ocorreu apenas três vezes — em 1944, 2014 e agora em 2025. A MetSul Meteorologia destaca que, apesar da força do sistema, a frente fria que atinge o Sul do Brasil não deve provocar volumes altos de chuva, com previsão de até 30 milímetros na maioria das cidades.
Fonte: MetSul Meteorologia.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


