Pelo Mundo – Cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst criaram uma vacina experimental capaz de prevenir diferentes tipos de câncer, como melanoma, câncer de pâncreas e câncer de mama triplo negativo. O estudo, publicado na revista Cell Reports Medicine, mostrou que a tecnologia pode representar um avanço na imunização preventiva contra tumores.
Em experimentos com camundongos, até 88% dos animais vacinados permaneceram livres de tumores. A vacina utiliza nanopartículas de gordura que carregam adjuvantes e antígenos para estimular o sistema imunológico. Nos testes, 80% dos camundongos vacinados contra melanoma sobreviveram por mais de 250 dias, enquanto os não imunizados morreram em até 35 dias.
Os pesquisadores criaram uma startup chamada NanoVax Therapeutics para avançar no desenvolvimento da vacina e iniciar os testes em humanos. Segundo a equipe, a tecnologia pode futuramente ser usada de forma preventiva em pessoas com predisposição genética ou histórico familiar de câncer.
Fonte: O Globo.
LEIA TAMBÉM: O Brilho do Baile de Debutantes volta a encantar Jaguari
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


