PELO MUNDO – O menino Joshua Saaiman, de 2 anos, perdeu a maior parte da visão e da sensibilidade no olho esquerdo após ser beijado por alguém com herpes. O problema começou há sete meses, quando a mãe, Michelle Saaiman, percebeu uma infecção ocular e levou o filho ao médico, que receitou colírio antibiótico. Dois dias depois, os pais notaram um crescimento dentro do globo ocular e perceberam que o filho não tinha sensibilidade no olho, o que levou a consultas com especialistas e procedimentos médicos.
Os médicos alertaram que, sem tratamento, o vírus da herpes pode migrar para o cérebro e causar complicações graves. Joshua desenvolveu uma ferida aberta de 4 mm na córnea, mantendo o olho constantemente infectado. A transmissão pode ter ocorrido por contato com alguém com uma afta ativa, que beijou o olho ou a mão da criança, fazendo com que ele tocasse o próprio rosto. Michelle relatou nas redes sociais o sofrimento da família para alertar outras pessoas sobre os riscos.

Em janeiro, Michelle e a família viajaram para a África do Sul para consultar um oftalmologista pediátrico. Joshua passou pela primeira de três cirurgias para tentar salvar o olho. Em outra etapa, médicos implantarão nervos da perna no local, possibilitando um transplante de córnea. A recuperação da visão ainda é incerta, e os pais aceitam a possibilidade de cegueira permanente no olho esquerdo.
Fonte: Metrópoles.
LEIA TAMBÉM: Grande obra na BR 287: esse trevo será modificado
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso