Pelo Mundo – O Hamas libertou 20 reféns israelenses vivos na madrugada desta segunda-feira (13), após mais de dois anos de cativeiro na Faixa de Gaza. A libertação faz parte do novo acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e o Hamas. Segundo o governo israelense, dos 48 reféns ainda sob poder do Hamas, 28 morreram e dois continuam com situação indefinida. O sequestro original, em 7 de outubro de 2023, envolveu 251 pessoas.
Como contrapartida, Israel libertou cerca de 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 condenados à prisão perpétua. Todos foram transferidos pela Cruz Vermelha para Gaza, Cisjordânia e outros países. A Turquia formou uma força-tarefa para ajudar o Hamas a localizar corpos de reféns mortos que ainda não foram devolvidos às famílias israelenses.
O acordo foi apresentado no fim de setembro pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com mediação de Egito, Catar e Turquia. O plano prevê o fim dos bombardeios em Gaza e a retirada gradual das tropas israelenses, reduzindo a ocupação de 75% para 53%. Ainda há indefinições sobre a entrega de armas pelo Hamas e a transição de governo na região. A cerimônia de assinatura irá ocorrer nesta segunda-feira (13), no Egito, com presença de 20 líderes internacionais.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Temporal causa estragos no interior de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso