Pelo Mundo – Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamchatka, na Rússia, e provocou um tsunami com ondas de até 5 metros. O fenômeno impactou o Extremo Oriente Russo e gerou alertas em diversos países, incluindo Japão, Estados Unidos, México, Peru e Chile. As autoridades adotaram evacuações em massa e restrições nas zonas costeiras. Ainda não há registro de mortes.
Na Rússia, portos e estruturas foram destruídos, e mais de 2 mil pessoas evacuaram. No Japão, ondas de 1,3 metro atingiram cidades como Kushiro e Iwate, com ordens de evacuação para 1,9 milhão de pessoas. O Havaí teve praias atingidas por ondas de até 1,2 metro, com cancelamento de voos e declaração de emergência. Outros locais afetados foram Alasca, Califórnia, Ilhas do Pacífico, Chile, Equador e América Central.
Com magnitude superior a 8,0, o terremoto entra na categoria de eventos capazes de destruir comunidades inteiras. O USGS e institutos internacionais continuam monitorando o risco de novas ondas. Segundo especialistas, esse tipo de tremor pode gerar réplicas ou tsunamis secundários nas horas seguintes.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso