Washington – EUA – O presidente Donald Trump declarou que é preciso agir contra o México porque os cartéis de drogas dominam o país. Em conversa com jornalistas no avião presidencial, ele disse que oferece tropas americanas para a presidente Claudia Sheinbaum, mas que ela teria medo de enfrentar o crime organizado. Trump afirmou que seguirá pressionando para conter o tráfico.
O republicano também fala do governo da Colômbia
Logo após a invasão da Venezuela para prender Nicolás Maduro, Trump chamou o presidente colombiano Gustavo Petro de homem doente. Ele acusou o líder da Colômbia de vender cocaína para os Estados Unidos e disse que uma operação militar no país seria uma boa ideia. Petro é um dos maiores críticos das ações dos americanos na América do Sul.
A briga com Petro esquentou nas redes sociais
O líder colombiano classificou a prisão de Maduro como sequestro e disse que os Estados Unidos não têm base legal para agir. Em resposta, Trump declarou que o presidente vizinho precisa cuidar do próprio traseiro. O clima entre os dois países ficou tenso após o republicano sugerir que Petro é conivente com os traficantes de drogas.
Trump voltou a falar na compra da Groenlândia
Além das ameaças na América Latina, o presidente americano insistiu que os Estados Unidos precisam da Groenlândia por segurança nacional. Ele ignorou os pedidos da Dinamarca para parar com as ameaças ao território. Uma postagem da Casa Branca com a ilha pintada com as cores da bandeira americana gerou revolta entre os líderes dinamarqueses.
(GZH)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


