Pelo Mundo – O governo dos EUA anunciou que vai repatriar dois tripulantes de um submarino abatido no Caribe. A embarcação supostamente transportava fentanil e outras drogas rumo aos EUA. Dois tripulantes morreram no ataque e dois sobreviveram, sendo um equatoriano e um colombiano.
Desde agosto, Washington mantém uma missão militar com navios e aeronaves em águas internacionais do Caribe para combater o tráfico de drogas da América Latina para os EUA. O presidente Donald Trump afirmou em sua rede Truth Social que destruiu um “enorme submarino carregado de drogas” que seguia por uma rota conhecida do narcotráfico.
Segundo o governo americano, os sobreviventes serão devolvidos a seus países de origem para serem detidos e julgados. A Marinha americana afirma ter matado pelo menos 27 supostos traficantes em seis ataques a embarcações desde setembro. No entanto, o governo não apresentou provas de que os mortos eram traficantes.
Os semissubmersíveis utilizados nesses ataques são construídos em estaleiros clandestinos na floresta e transportam cocaína da América do Sul, principalmente da Colômbia, para a América Central e México, geralmente pelo Oceano Pacífico.
Fonte: GZH.
LEIA TAMBÉM: Santiago tem um turismo de eventos cada vez mais forte
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso