Pelo Mundo – Donald Trump anunciou tarifas de 25% sobre aço e alumínio importados pelos Estados Unidos. O Brasil, segundo maior fornecedor de aço para os EUA, será diretamente afetado. Em 2024, 60,6% das exportações brasileiras de produtos siderúrgicos tiveram os EUA como destino, totalizando US$ 4,7 bilhões.
O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, afirmou que a medida não tem base técnica e pode aumentar a inflação nos EUA ao elevar o custo da indústria americana. O ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, ressaltou que a nova tarifa prejudicará ainda mais as exportações brasileiras, já afetadas por restrições anteriores.
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, declarou que a União Europeia reagirá dentro de uma hora a eventuais tarifas americanas sobre produtos europeus. Trump também planeja anunciar tarifas recíprocas contra países que, segundo ele, “tiram vantagem” dos EUA. A decisão faz parte de uma escalada de medidas comerciais, incluindo tarifas sobre importações chinesas.
As tarifas retaliatórias da China contra produtos americanos entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9. A medida pode atingir US$ 14 bilhões em produtos dos EUA.
Fonte: Estadão.
LEIA TAMBÉM: Guarda-vidas evitam afogamento no Balneário de Jacaquá
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui