O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país passará a cobrar 10% de todas as importações do Brasil. A decisão faz parte de um decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA. Aço e alumínio seguem com taxa de 25%.
Trump detalhou que as tarifas recíprocas serão pelo menos metade da alíquota cobrada por outros países, com taxa mínima de 10%. Os países com maiores déficits comerciais terão tarifas individualizadas a partir de 9 de abril.
Trump afirmou que as tarifas garantem proteção econômica e incentivam o crescimento. Ele sugeriu que países que não quiserem ser taxados devem transferir fábricas para os EUA.
Trump anunciou na quarta-feira (2) a imposição de tarifas sobre importações de aproximadamente 90 países.
Trump taxa ilha sem habitantes e povoada por pinguins e focas
Trump impôs tarifas mínimas de 10% a 185 territórios, incluindo as Ilhas Heard e McDonald, um território australiano praticamente sem habitantes. Sem infraestrutura oficial ou atividade comercial relevante, o local abriga apenas colônias de pinguins e focas. A justificativa da Casa Branca foi que as ilhas pertencem à Austrália, país também taxado, evidenciando o absurdo de uma política tarifária que ignora qualquer lógica econômica.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Motorista sofre mal súbito e bate em loja no Centro de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso