Sarandi (Paraná) – Um bebê de 1 ano e 2 meses foi deixado pela própria mãe em uma boca de fumo como garantia de uma dívida de drogas. O caso aconteceu na sexta-feira, 16 de maio, e foi denunciado ao Conselho Tutelar por familiares da criança.
De acordo com o conselheiro tutelar Valdir Costa, os tios e a avó souberam do que tinha acontecido e decidiram ir até o local por conta própria. Eles conseguiram tirar o bebê à força, sem pagar os 150 reais que a mãe devia aos traficantes. Segundo os familiares, houve resistência por parte dos criminosos.
O bebê apresentava ferimentos nas orelhas, possivelmente causados por puxões, e foi levado pelos tios até o Conselho Tutelar. Os parentes contaram que os pais da criança são dependentes químicos e vivem em situação de rua. O casal tem ainda outros dois filhos, de 6 e 11 anos, que já estão sob os cuidados da avó.
Após o resgate, o Conselho emitiu um termo de responsabilidade e entregou a guarda provisória da criança aos tios. A Polícia Civil do Paraná abriu uma investigação para entender melhor o caso e tentar localizar a mãe, que está desaparecida. O pai está internado em um hospital da região com problemas de saúde.
A polícia apura se a mãe entregou o bebê como forma de pagamento da dívida ou se os traficantes o mantiveram como garantia para que ela voltasse. Os pais poderão responder por abandono de incapaz.
A Vara da Infância e da Adolescência também foi acionada e vai decidir, nos próximos dias, sobre a guarda definitiva do bebê.
Metrópoles
LEIA TAMBÉM: Santiaguense é destaque em Harvard
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso