Estado – RS – A operação da Polícia Federal nesta manhã cumpre 24 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no RS, São Paulo e Santa Catarina. 20 pessoas são investigadas por desviar valores milionários do Hospital Municipal de Jaguari, na região central do estado, e de Embu das Artes, em São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, as duas instituições que são administradas por um grupo de empresários de Porto Alegre, receberam em três anos 340 milhões de reais em recursos públicos. Parte dessas verbas teriam sido desviadas para contas de pessoas físicas e jurídicas sem vínculos com os serviços prestados. Também foram constatados pagamentos de despesas pessoais com o dinheiro recebido. A operação cumpre também mandados de bloqueios de 14 imóveis e também de contas bancárias.
O NP tenta contato com a direção.
Santiago também na lista
Em Santiago, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, sem registro de prisões. As ações fazem parte de um inquérito iniciado em janeiro de 2024, que apura a atuação de empresários de Porto Alegre na gestão de hospitais.
Nota oficial da Prefeitura
A Prefeitura de Jaguari informa que foi comunicada pela Polícia Federal sobre operação realizada na manhã desta terça-feira (25), no Hospital de Caridade de Jaguari e em residências de investigados. A investigação apura possíveis desvios de recursos em instituições administradas pelo Irdesi em todo o Brasil.
A Prefeitura possui contrato de prestação de serviços com o hospital, mas não é alvo da operação. A administração municipal aguarda mais informações sobre a investigação para colaborar com as autoridades e evitar que o município seja lesado.
Um interventor será nomeado pela Prefeitura para garantir que os atendimentos à população não sejam prejudicados.
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


