Santa Maria – José Carlos Lopes de Andrade, 73 anos, foi assassinado com 20 facadas no centro de Santa Maria. A investigação ainda não revelou o motivo. Esse é 16º assassinato do ano na cidade.
A sua filha Michele Andrade destaca os ensinamentos de seu pai sobre trabalho, humildade e união familiar.
Ela Relembra com orgulho do pai batalhador, apaixonado por pescaria e dedicado à família. Michele e os demais familiares buscam justiça e clamam por uma investigação rigorosa do caso. A reportagem é do Site Bei.
Nascido em uma família humilde do interior, José superou desafios, tornando-se um empresário ativo no ramo imobiliário e proprietário de uma serralheria.

Ele vivia sozinho em uma chácara, onde gostava de pescar. Na tarde do crime, José teria ido a uma contadora localizada na Rua Ângelo Uglione quando foi morto.
- “Como veio da pobreza, ele batalhou muito, mas muito mesmo. Eu lembro dele trabalhando dia e noite para nos dar tudo aquilo que ele não teve. Ele sempre foi muito enérgico nesse sentido, daquelas pessoas à moda antiga, né? Então, a gente ficou com uma responsabilidade muito grande de manter esse legado e cuidar de tudo que ele sempre cuidou praticamente sozinho”, diz ela.
A morte de José Lopes está num contexto de aumento da violência em Santa Maria, que já contabiliza 16 homicídios no ano de 2024, comparado a sete no mesmo período do ano anterior.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal e o secretário de Segurança do Estado estão atentos à situação.
