Campos Novos – SC – Um júri popular condenou um homem de 42 anos a 60 anos de prisão pelo assassinato de Zenir Pereira, de 54 anos, morta a facadas no dia 24 de janeiro dentro da própria casa, no bairro São Sebastião. A decisão saiu nesta segunda-feira, sete meses após o crime.
O julgamento
Os jurados acataram a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, que apontou feminicídio qualificado pelo uso de meio cruel, pela impossibilidade de defesa da vítima e pela presença de um filho no momento do ataque. A pena deve ser cumprida em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade.
O crime
Zenir foi atingida com golpes de faca no tórax pelo ex-companheiro e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. O caso se tornou um dos primeiros julgamentos em Santa Catarina após a nova lei que transformou o feminicídio em crime autônomo, com penas mais altas.
A nova legislação
Com a lei nº 14.994, sancionada em outubro do ano passado, a punição para feminicídio passou de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos de prisão. A norma também prevê agravantes, como a perda do poder familiar pelo agressor e o uso de tornozeleira em crimes contra mulheres.
Fonte: Ministério Público de Santa Catarina
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso