Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre) – RS – A polícia prendeu nesta terça-feira (21) um policial penal acusado de envolvimento em um esquema de fraude e falsa comunicação de crime. O homem, que não teve o nome divulgado, já estava afastado das funções desde julho por facilitar a entrada de celulares na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
A operação e o esquema
A ação, chamada “Falso Alarme”, foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e contou com apoio da Polícia Penal. Segundo a delegada Jeiselaure de Souza, o servidor teria aliciado uma pessoa para registrar um falso roubo de um Jeep Compass com o objetivo de fraudar a seguradora. O cúmplice, já preso, confessou a fraude em depoimento.
As buscas e a investigação
Além da prisão preventiva, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao agente. A polícia apreendeu celulares, notebooks, pen-drives, máquinas de cartão e um veículo. Também foi determinada a quebra de sigilo bancário dos investigados.
A situação funcional e o acompanhamento
O policial penal havia sido flagrado em julho permitindo a entrada de celulares no presídio de Charqueadas. Após o episódio, foi afastado e passou a ser investigado pela Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário, que segue acompanhando o caso.
(GZH)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso