RS: polícia facilita pedidos de medida protetiva após seis feminicídios em 24h

O estado já soma 25 feminicídios em 2025.

Publicado em

Em apenas 24 horas, seis mulheres foram mortas por ex-companheiros em diferentes cidades do RS. A escalada da violência mobilizou a Polícia Civil, que anunciou mudanças para facilitar o pedido de medidas protetivas.

Na madrugada de sexta(18), Raíssa Muller, 21 anos, e o atual namorado, Eric Richard de Oliveira Turato, 24, foram mortos a facadas dentro da casa dela, no município de Feliz. Parentes ouviram os gritos por socorro.

“Eu tô muito sentida, porque não deu pra salvar ela, não deu pra fazer nada”, lamentou Susana Klering, prima de Raíssa.

O ex-namorado da jovem, Vinícius Britz, confessou o crime e foi preso em flagrante. Poucas horas depois, em Parobé, Caroline Machado Dorneles, 25 anos, foi morta a facadas no meio da rua. Grávida de três meses, ela também deixava uma filha de cinco anos. O ex-companheiro é o principal suspeito e está foragido.

No início da tarde, Juliana Proença Luiz, 47 anos, foi assassinada a facadas dentro de casa, em São Gabriel. O autor seria o ex-companheiro, Gilberto Batista, que foi preso em flagrante.

Em Santa Cruz, Simone Andrea Meinhardt, 49 anos, também foi morta em casa, com golpes de faca. O suspeito é o ex-companheiro, que está preso.

Mais tarde, em Viamão, Patrícia Viviane de Azevedo, 50 anos, foi morta a tiros dentro de casa. Segundo testemunhas, o ex-namorado dela aproveitou um momento em que ela estava sozinha na parte da frente da residência para cometer o crime. Ele está foragido.

“Ela estava com as duas filhas, a mãe e a irmã, mas todos estavam na casa dos fundos. Quando ela foi para a casa da frente, ele cometeu essa desgraça”, relatou o vizinho Luís Emília Rodrigues.

O último caso do dia foi registrado em Bento Gonçalves, onde Jane Cristina Montiel Gobatto, 54 anos, foi assassinada em casa. A polícia ainda não divulgou a identidade do suspeito.

Em todos os casos, nenhuma das vítimas possuía medida protetiva em vigor. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis, Christian Nedel, somente uma das mulheres — em São Gabriel — havia registrado ocorrência anterior contra o agressor.

“Além de não haver medidas protetivas contra os suspeitos, cinco dos seis casos não tinham nenhum registro anterior que indicasse risco ou necessidade de atuação das forças de segurança”, afirmou Nedel.

Diante da gravidade dos casos, a Polícia Civil anunciou que, a partir da próxima semana, as mulheres vítimas de violência doméstica poderão solicitar medidas protetivas pela internet, diretamente do celular, sem precisar ir até uma delegacia.

“A ideia é permitir que ela peça ajuda sem que o agressor saiba. Quando ele descobrir, a medida já estará decretada, com o oficial de Justiça ou até a polícia cumprindo a ordem. É mais um passo para reduzir a incidência de um crime tão difícil de conter”, explicou o secretário de Segurança Pública do RS, Fernando Sodré.

O estado já soma 25 feminicídios em 2025.

LEIA TAMBÉM: Caminhoneiro revela: lei do descanso de 11 horas não trouxe melhorias

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Morador de rua é espancado em Passo Fundo

Passo Fundo - Na manhã deste domingo (20), um morador de rua foi brutalmente...

Robô humanoide transforma a agricultura chinesa

Pelo Mundo - O robô Xunxiao atua diretamente nas lavouras, imitando movimentos humanos e...

Acidente deixa quatro feridos em Panambi

Na tarde deste sábado (19), um acidente registrado, por volta das 17h, deixou quatro...

Tensão entre Bolsonaro e Tarcísio de Freitas

Jair Bolsonaro demonstrou insatisfação com Tarcísio de Freitas após novo convite para o governador...

Leia Também

Bolsonaro completa uma semana internado na UTI após cirurgia abdominal

Brasília - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado na UTI do Hospital DF...

Morador de rua é espancado em Passo Fundo

Passo Fundo - Na manhã deste domingo (20), um morador de rua foi brutalmente...

Robô humanoide transforma a agricultura chinesa

Pelo Mundo - O robô Xunxiao atua diretamente nas lavouras, imitando movimentos humanos e...