O Progressistas, que ampliou sua base ao engolir o PSDB e o União Brasil, continua como líder absoluto e ditando as regras.
Na história dos suplentes, o Brasil (foto) foi o grande vencedor; falo de Márcio Brasil. O jornalista já chegou na Câmara mostrando serviço e encaminhando vários projetos, certamente alinhavando a candidatura.
Com essa jogada de mestre do PP, muitos ficaram chupando o dedo. Demonstrando seu rancor, alguns enviaram áudios para outros membros do partido (que nada têm a ver com o angu), apenas por necessidade de expressar toda sua frustração e revolta. Mas Deus está vendo.

O Progressitas seguirá com maioria esmagadora e pode renovar algumas cadeiras. Entre os credenciados então o atual vereador Márcio Brasil e o ex-secretário de Saúde, Éldrio Machado.
O União Brasil enfrentará uma intensa disputa interna nesta eleição. Serão vários candidatos, mas conseguir eleger dois já seria uma grande conquista.
No PSDB, um ou dois candidatos estão em busca de uma cadeira na Câmara. Pode ser. As maiores fichas rodam em torno do médico Carlos Ourique.
O velho MDB, que atualmente só tem a representação de Erva Müller na Câmara, talvez não avance muito mais do que isso.
Quem não está morto é o PT, que tem a chance de emplacar pelo menos um vereador.
O PL do cassado Gildo Fortes vem forte. O próprio Gildo pode concorrer (se a justiça liberar seus direitos). Se isso acontecer, lhe sobra voto.
Já o popular Magdiel, este deve ampliar sua votação. Quanto ao jovem Oziel, que recém começou, me pareceu pessoa muito bem intencionada e que pode beliscar uma cadeira. Então, é de se esperar que o PL continue com dois ou até faça mais.
Uma pena, Nequinho!
Restam outros partidos nanicos, sobre os quais falarei outro dia. Não esquecendo de mencionar que o PDT, que tanto cresceu na região, mas que em Santiago está praticamente extinto.
Aqui, um galo muito forte
Projetos já apresentados pelo Brasil
Há menos de duas semanas na Câmara e o jornalista Márcio Brasil já mostra serviço. A Associação da Mulher Empreendedora será reconhecida como Entidade de Utilidade Pública;
Vem aí o Profissional da Educação Incentivador da Leitura; a ser homenageado a cada edição da Feira do Livro (junto com o patrono)
E mais um: que a Prefeitura forneça EPI (equipamento de proteção individual) para os recicladores individuais e cooperativados, passando a serem ecotrabalhadores identificados.

LEIA TAMBÉM: Enxaqueca: sintomas, diagnóstico e tratamento