Foram-se os tigres, foram-se os bugres, mas a história continua

Museu resgata mais de quatro séculos da história

Publicado em

Jaguari – RS – A reinauguração do Museu Municipal José Manoel de Siqueira Couto marcou um momento cultural importante para toda a região e o RS. O local voltou a abrir as portas à comunidade depois de um processo de restauração e reorganização que devolveu ao município um de seus principais patrimônios de memória.

O evento reuniu prefeito Igor Tambara, vereadores, ex-prefeitos, representantes da cultura, empresários, imprensa e moradores em uma noite marcada pela valorização da história local e pela celebração da identidade jaguariense.

O investimento na restauração
O prefeito Igor Tambara destacou que a obra representa um avanço cultural e histórico para Jaguari. Segundo ele, cada administração contribuiu ao longo do tempo para a preservação do museu, cabendo à atual gestão concluir a revitalização.

O investimento foi de 300 mil, provenientes de recursos livres do município, dinheiro público oriundo do IPTU e de outras contribuições dos cidadãos. O prefeito também ressaltou a qualidade do trabalho.

“Cada administrador fez a sua parte. Coube à nossa administração concluir esse trabalho e entregar novamente o museu para a comunidade. Ficamos muito felizes porque o restauro ficou espetacular”, afirmou. A obra foi executada pela Construtora Hermes, de Santiago.

Mais de quatro mil itens
O museu guarda um acervo com mais de quatro mil peças históricas que retratam a evolução da cidade desde os primeiros tempos de ocupação. Entre os objetos preservados estão utensílios médicos antigos, ferramentas de diversas épocas, máquinas de escrever, câmeras fotográficas, armas históricas e vários objetos que marcaram o cotidiano da população ao longo das décadas.

Nem todas as peças estão expostas ao público neste momento. Parte do acervo permanece em reserva técnica e será usada em exposições rotativas. Essa estratégia permitirá que o museu renove periodicamente as mostras, oferecendo novas experiências aos visitantes.

A história da onça
Entre os objetos mais curiosos do museu está o couro de uma onça abatida no passado e que marcou a história local. Na época, o animal vinha assustando moradores da região. Caçadores foram mobilizados e conseguiram capturá-lo. Quando retornaram à cidade trazendo a onça, foram recebidos como verdadeiros heróis.

Caçadores: Da esquerda para direita: Osmar Fava; Pedro Dal’lostio; Antonio Valente; Antonio Darci Dal’losto; Olinto Fava; Jago Fava; Alvino Dal’losto; José Dal’Losto.

Hoje a visão da sociedade é diferente e a preservação da fauna é prioridade. Porém, naquele período histórico, a ação foi considerada necessária para garantir a segurança da população. O mais curioso é que o couro da onça acabou sendo vendido pelos próprios caçadores e foi comprado por um santiaguense, Valdir Amaral Pinto.

Anos depois, uma comitiva de Jaguari foi até Santiago pedir que ele doasse a peça ao museu do município. Sensível à importância histórica do objeto, ele aceitou fazer a doação.

Hoje o couro está preservado no museu, acompanhado da fotografia dos caçadores que participaram da captura. Dois deles ainda estão vivos e têm cerca de 90 anos. Durante a reinauguração, representantes dessas famílias estiveram presentes e foram homenageados.

A exposição sobre a história
Durante o evento também foi apresentada a nova exposição permanente intitulada “Nas Pegadas do Jaguar: a História da Cidade de Jaguari”. A mostra percorre mais de 400 anos da história local, desde a presença indígena e missioneira até os dias atuais, destacando Jaguari como a Terra do Rio Jaguar e um município marcado por suas belezas naturais e por uma rica trajetória histórica.

As autoridades e lideranças presentes
A cerimônia contou com grande participação de autoridades e lideranças ligadas à história do município. Entre os presentes estavam a vice-prefeita Elenice Cattelan, os ex-prefeitos Beto Turchiello e Caio Jordão, a presidente da Câmara, Cátina Monteiro, além do ex-vice-prefeito Lucas Cattelan, vereadores e secretários.

Vereadores

Também foi registrada a presença da ex-primeira-dama Aida Fiorin, esposa do falecido Almir Fiorin, figura muito lembrada na história política e social de Jaguari.

Um novo momento para a cultura
Com a reinauguração, o Museu Municipal volta a cumprir seu papel de preservar e divulgar a história do município, reforçando a identidade cultural de Jaguari. O local também passa a contar com um ponto de informação turística, ampliando sua importância como espaço de acolhimento para visitantes interessados em conhecer o passado e as tradições da cidade.

Redação, João Lemes.
Fonte: informações do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

132,618FãsCurtir
73,451SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Idosa mort4 em Marau foi esquartejada pelo companheiro

Marau (Região de Passo Fundo), RS - Inês Bressiani Serafin, 68 anos, foi encontrada...

Jovem é mort4 a tiros pela ex do namorado

Porto Alegre, RS - Kayllani dos Santos Miranda, 23 anos, foi mort4 a tiros...

Trump volta a citar eleição brasileira de 2026 como teste político

Estados Unidos - Donald Trump mencionou a política brasileira ao compartilhar um artigo que...

Moraes cobra manifestação da PGR sobre a arma de Bolsonaro apreendida

Brasília, DF - O ministro Alexandre de Moraes, pediu que a Procuradoria da República...

Leia Também

Idosa mort4 em Marau foi esquartejada pelo companheiro

Marau (Região de Passo Fundo), RS - Inês Bressiani Serafin, 68 anos, foi encontrada...

Jovem é mort4 a tiros pela ex do namorado

Porto Alegre, RS - Kayllani dos Santos Miranda, 23 anos, foi mort4 a tiros...

Trump volta a citar eleição brasileira de 2026 como teste político

Estados Unidos - Donald Trump mencionou a política brasileira ao compartilhar um artigo que...