Brasília – DF – Diego Dias Ventura, apontado como um dos líderes das invasões golpistas de 8 de janeiro, rompeu a tornozeleira e fugiu do Brasil um dia após ser condenado a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. A ordem de prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
A fuga após a condenação
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Ventura quebrou o equipamento em 1º de julho, deixando-o desligado desde então. Ele foi condenado por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
A vida no acampamento e a decisão do STF
Ventura é acusado de liderar o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, onde permaneceu cerca de 50 dias organizando atividades e ajudando financeiramente. Também participou das invasões, chegando a fazer uma ligação de vídeo no STF com a frase: “Missão dada, missão cumprida”. Para Moraes, ele agiu com “completo desprezo” pelas medidas cautelares e pelo Judiciário.
Fonte: Correio Braziliense.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso