De acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada no sábado (5/4), 67% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Bolsonaro (PL) deveria desistir de sua candidatura para as eleições de 2026. Apenas 28% defendem que ele mantenha sua intenção de disputar, enquanto a maioria sugere que ele apoie outro candidato.
Essa sondagem foi realizada com 3.054 pessoas, de 16 anos ou mais, em 172 municípios do país, entre os dias 1º e 3 de abril, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político no episódio envolvendo diplomatas e pelo uso eleitoral das celebrações de 7 de Setembro de 2022. Apesar disso, o ex-presidente segue se colocando como uma figura central dentro do Partido Liberal (PL) e nas discussões sobre o futuro político da direita no Brasil.
A pesquisa também analisou possíveis alternativas caso Bolsonaro não concorra. Os nomes da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparecem empatados tecnicamente, com 23% e 21% das intenções, respectivamente. Outros nomes citados foram Eduardo Bolsonaro (14%), Pablo Marçal (11%), Ratinho Júnior (7%), Ronaldo Caiado (4%) e Romeu Zema (4%), enquanto 9% afirmaram que não apoiariam nenhum candidato e 7% disseram não saber. (Metrópoles)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso