Santiago – RS – A 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi aberta nesta quarta-feira (16) no auditório do Centro Empresarial, reunindo grande público e diversas autoridades. Estiveram presentes juízas, representantes da Associação da Mulher Empreendedora, lideranças comunitárias e entidades de defesa dos direitos das mulheres. O evento marca mais um passo importante no fortalecimento da rede de proteção e valorização da mulher santiaguense.

Entre os temas debatidos estão o enfrentamento à violência doméstica, o acesso ao mercado de trabalho, igualdade de oportunidades e políticas públicas permanentes.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 o Brasil registrou um caso de violência contra a mulher a cada 2 minutos. No RS, mais de 25 mil medidas protetivas foram solicitadas só no primeiro semestre. Já no mercado de trabalho, as mulheres ainda recebem em média 78% do salário dos homens, segundo o IBGE. A conferência busca justamente discutir caminhos para enfrentar essas desigualdades e ampliar o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade.

- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso