A vereadora Manoela Couto (PDT) virou alvo de um pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar após a publicação de fotos da festa de 17 anos do filho, onde adolescentes aparecem com latas de cerveja e copos de uísque. As imagens, divulgadas pela própria vereadora nas redes sociais no fim de março, motivaram a denúncia formal de uma moradora à Câmara e também ao Ministério Público.
Mesmo sem registros claros de ingestão das bebidas, o documento aponta que a simples exposição dos jovens com álcool contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fere os princípios éticos esperados de um parlamentar. O pedido será lido em plenário nesta segunda (6), e, se aprovado, segue para a Comissão de Ética da Câmara. A vereadora, que se defende como “combativa e ética”, afirmou ainda não ter visto o teor da denúncia.
Conduta incompatível com a função
A Lei Orgânica de Uruguaiana prevê cassação em casos de conduta incompatível com a função, e o argumento usado contra Manoela se baseia na exposição de menores em situação considerada irregular. O presidente da Câmara, Joalcei “Juca” Gonçalves (PP), confirmou que o processo será apreciado pelos vereadores. A denúncia foi feita por Bárbara Vargas, e o caso agora está também nas mãos do Ministério Público. (Fonte: Jornal Cidade)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso