Um antigo sonho da comunidade de Jari, na região central do RS, está mais perto de se tornar realidade: a chegada do asfalto. Os primeiros quilômetros da VRS-805, rodovia que liga o município a Toropi, já foram pavimentados, reacendendo a esperança de dias mais prósperos para a população local.
A obra, que terá 24,2 km de extensão, está sendo executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). Com um investimento total previsto de 55 milhões, já foram aplicados 29 milhões.

Os serviços avançam em ritmo constante: a terraplenagem e a drenagem estão concluídas, a sub-base já chega até o km 10, a base até o km 3, e o asfalto já cobre os primeiros 2,18 km. A previsão é de que tudo esteja concluído até 2026.
Para o secretário da Selt, Juvir Costella, o impacto da obra vai além da infraestrutura: “Esse acesso vai impulsionar a economia de Jari e melhorar significativamente a qualidade de vida da população. Estamos realizando o maior investimento da história do Estado em pavimentação com recursos próprios — R$ 635 milhões — levando desenvolvimento e oportunidades a diferentes regiões.”
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, reforça o empenho da equipe técnica: “Trabalhamos com dedicação para atualizar o projeto e viabilizar o início da obra. Agora, seguimos monitorando de perto o andamento dos serviços, garantindo que a obra avance até a sua entrega definitiva à comunidade de Jari.”
LEIA TAMBÉM: Idoso sai de bailão e quase cai com o Monza no rio Uruguai
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso