(o prefeito Adair e membros da Defesa Civil)
Capão do Cipó – RS – O tenente-coronel Rafael Gonçalves visitou o município para avaliar os danos causados pelas chuvas e reforçar o apoio ao trabalho da prefeitura. A equipe foi recebida pelo prefeito Adair Cardoso no gabinete.
O impacto das chuvas
Segundo o tenente-coronel Rafael, 35 dos 49 municípios da região foram severamente afetados pelas chuvas intensas entre os dias 14 e 20 de junho. Capão do Cipó está entre os mais atingidos. A Defesa Civil já prestou apoio em Nova Esperança do Sul e seguiu com as vistorias em Unistalda e Santiago.
O apoio ao município
A Defesa Civil também ofereceu suporte burocrático e administrativo para os processos de decretação de emergência. O tenente-coronel elogiou a agilidade de Capão do Cipó, destacando que o município foi um dos primeiros a encaminhar o decreto para homologação, que agora está na fase final.
A busca por recursos
Toda a região segue trabalhando para homologar os decretos e garantir o recebimento de recursos do governo do estado e da União. O dinheiro será usado na recuperação de estradas, pontes e pontilhões danificados pelas chuvas.
O alerta para o futuro
O coordenador da Defesa Civil reforçou a importância de a população seguir as orientações das autoridades, principalmente em áreas ribeirinhas. Ele lembrou que os desastres estão mais frequentes e que é preciso mudar a cultura de prevenção para evitar perdas de vidas e de patrimônio.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso