No último sábado, 04, o Grupo de Nativismo e Folclórico Couro foi palco de uma cerimônia de união histórica ao sediar o casamento de um casal homoafetivo. A cerimônia ocorreu na parte externa do CTG (em um campo) para garantir o conforto dos sócios e tradicionalistas da entidade.
A cerimônia foi realizada pela representante do cartório.
- No interior do CTG, os familiares e o casal Alana Mendonça e Rafaela Deponti receberam os convidados para o jantar.
Rafaela é filha do casal Sadiane Deponti e Milton Cogo, sendo que este último foi patrão do GNF Couro Cru nos anos de 2021 e 2022.
No entanto, é importante destacar que em 2014, o CTG Sentinelas do Planalto, de Santana do Livramento, que também iria sediar um casamento comunitário com um casal homoafetivo, foi alvo de um incêndio durante a madrugada, o que resultou na desistência do casamento por parte de um dos noivos.
Que diz o MTG?
Na época, quanto à posição do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) sobre o assunto, o então presidente Manoelito Savaris esclareceu que o CTG em questão não é filiado ao MTG desde 2005. Portanto, o movimento não tem uma posição oficial sobre o acontecimento, já que o CTG não está sob sua jurisdição.
Savaris ainda acrescentou que, se um evento semelhante ocorresse em um CTG filiado, o Conselho do MTG se reuniria para avaliar a situação, levando em consideração os regulamentos e códigos de ética estabelecidos.
