Santiago, RS – Os pais da pequena Lara, de apenas nove meses, têm enfrentado meses muito difíceis com o tratamento da filha. Desde muito cedo, Lara apresentava sintomas como vômitos, choro constante e dores.
A primeira suspeita do pediatra foi de intolerância à lactose, mas mesmo com tratamento os sintomas continuaram. Aos quatro meses, surgiram manchas na pele, o que levou a família a procurar uma dermatologista. Os sintomas até melhoravam, mas logo voltavam, sempre acompanhados de cólicas.
Os pais também buscaram atendimento em Santa Maria, mas não houve evolução no diagnóstico. Com o passar do tempo, Lara começou a apresentar inchaço na gengiva e dentes frouxos. Uma dentista em Santiago precisou remover um dos dentes e suspeitou de uma doença mais séria, encaminhando a menina para outra pediatra em Santa Maria.

A busca pelo diagnóstico
De volta a Santa Maria, Lara passou por vários exames, todos normais. Sem respostas, os pais decidiram interná-la no HUSM. Durante a internação, surgiu um “calombo” na cabeça da bebê, causando fortes dores.
Diversas doenças foram descartadas até que um médico decidiu realizar uma biópsia, o que deixou os pais muito apreensivos. Antes mesmo do resultado, Lara começou a ser tratada com corticoides e apresentou melhora.
Quando o exame ficou pronto, confirmou que o problema estava nas células, e o tratamento seria o mesmo utilizado contra o câncer. Segundo os médicos, casos como o de Lara têm sido mais comuns, mas o comprometimento dos dentes é algo inédito para a equipe.
Tratamento
A confirmação médica apontou que o quadro se trata de Histiocitose de Células de Langerhans (HCL), uma doença rara caracterizada pela multiplicação anormal das células de Langerhans, que fazem parte do sistema imunológico, começam a se multiplicar de forma anormal. Essa proliferação exagerada pode causar inflamação e lesões em diferentes partes do corpo.
Lara segue em tratamento e, nesta quarta (3), receberá a terceira dose de quimioterapia. A previsão é de um tratamento longo. A família pede orações e energias positivas para a plena recuperação da pequena guerreirinha.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


