Santiago – RS – Desde os 9 anos, Fábio da Rosa Monteiro, 37 anos, já mostrava seu talento precoce para as letras, inspirado pelo padrinho, o advogado Valdir Amaral Pinto (in memoriam). Filho de Ângelo Tadeu Linhares e Mara da Rosa Monteiro, foi alfabetizado em casa pela mãe e iniciou seus estudos na antiga escola municipal Marechal Rondon. Hoje possui uma biblioteca com mais de 3 mil livros e mais de mil discos de vinil voltados à cultura regional, pois é um apaixonado pela história local e um admirador da obra de Teixeirinha.

Agora, Fábio dá um passo marcante ao se tornar membro da Academia Santiaguense de Letras, cuja cadeira (7) tem como patrono Antônio Carlos Machado, escritor e jornalista com raízes na Vila Florida. Esse assento fora ocupada por Valdir Amaral Pinto
Em sua fala durante a posse, emocionou o público ao contar histórias sobre seu patrono e reforçar o compromisso com a preservação da memória cultural de Santiago.
Presenças – A cerimônia teve a presença de professores, amigos e membros da academia, sob a presidência de Airton Gazzana, e com a participação dos escritores Tadeu Martins, Enadir Vielmo, Renato Polga e Arlete Tusi. Ainda estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Haroldo Pouey, o secretário de Cultura, Márcio Brasil, entre outros convidados.

Sua madrinha na academia é Ilma Bernardi, que, por motivo de saúde, não pôde comparecer, mas enviou seu discurso de apresentação aos colegas e agradeceu pela compreensão. Usaram da palavra as acadêmicas Enadir Vielmo e Arlete Tusi.
“Espero sempre poder contribuir com nossa cidade, nossa cultura e nossa história. É uma emoção com misto de responsabilidade, mas também um grande orgulho estar agora presente na nossa Academia de Letras”, declarou Fábio.
A obra de Fábio Monteiro
É formado em história pela Unopar, polo de Santiago e preside a Coorps, Cooperativa de
Trabalho Riograndense de Prestadores de Serviços LTDA. Foi patrono da Feira do Livro em 2019. Também é herdeiro da biblioteca do grande poeta Oracy Dornelles.
Livros
- Santiago, Estampas do passado – 2006;
- O amor e os sonhos – 2006;
- Santiago, retratos do passado – 2007;
- Inventário Histórico de Santiago – 2008;
- João Goulart, Suas Memórias em Santiago – 2009;
- 50 anos nos caminhos da educação – 2012;
- Meu ídolo Teixeirinha – 2012; Em Algum Lugar do Passado… Edição
Comemorativa à 21ª Feira do Livro de Santiago / RS 2019.

Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso