Santiago, RS – Há poucos dias aconteceu a formatura do Projeto HIVIARTE – Histórias de Vida Transformadas em Arte, uma iniciativa idealizada e coordenada por Elves Gomes Gavioli, da Casa da Arte, com apoio da PNAB (Lei Aldir Blanc) e parceria com a Prefeitura de Santiago.
Durante o mês de agosto, 25 alunas, cadastradas pelo CRAS participaram intensamente das atividades, em aulas de 4 horas por dia, duas vezes por semana. O projeto não teve custos de inscrição e todo o material necessário para a confecção das obras foi fornecido gratuitamente. Além disso, as alunas puderam levar consigo os produtos criados, vivenciar coffee-breaks diários e celebrar com um coquetel de formatura, onde também receberam seus certificados.
Oficineiros e atividades
O processo criativo foi conduzido por um time de oficineiros: Prof. Saleti Reolon – Processo Criativo da Escrita; Marilusa Sá – Patchwork em latas; Robson Coen – Cultura Inclusiva; Elves Gavioli – Pintura e montagem de quadros, utilizando os próprios textos produzidos pelas alunas
Arte como transformação
O HIVIARTE mostrou que arte é muito mais que técnica: é cura, é ponte, é caminho. Ao transformar palavras em quadros, costuras em patchworks e latas em peças criativas, as mulheres reafirmaram suas identidades e renovaram suas esperanças.
Na formatura, a emoção tomou conta do espaço. As alunas receberam seus certificados em meio a aplausos e depoimentos de superação. Em discurso, destacou-se a essência do projeto: “Formamos não apenas artesãs mais habilidosas, mas mulheres mais fortalecidas. Que este diploma não seja apenas um papel, mas o símbolo de uma jornada de criatividade, superação e vida transformada, comentou Elves.
Passe para o lado e veja todas as fotos:
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso