Santiago, RS – Na última terça-feira (28), o Centro Empresarial de Santiago foi palco de um momento de profunda reflexão, empatia e mobilização em prol da saúde da mulher: o 1º Encontro “Diálogos pela Vida”, com o tema “Autocuidado e Prevenção: a força do Outubro Rosa”.
O evento integrou as ações da campanha mundial do Outubro Rosa, reforçando a necessidade de consciência sobre o câncer de mama e destacando o papel essencial do autocuidado. Mais do que um evento, foi um chamado à vida e à união entre mulheres e toda a comunidade.
Palestras que inspiraram
O momento foi enriquecido com palestras de duas profissionais profundamente envolvidas com a causa:
Dirce Stein Backes, doutora em Enfermagem e coordenadora do Mestrado em Saúde Materno-Infantil da UFN, abordou a espiritualidade como pilar da saúde. Falou sobre a importância de momentos de encontro, da fé, do perdão, da gratidão e do autoconhecimento. “Se há uma desordem em nossa vida, nem sempre isso é ruim. Pode ser o começo de uma mudança para melhor”, destacou a irmã Dirce, lembrando que desafios existem para serem superados com otimismo.


Julieli Rosso, mestre e doutoranda em Saúde Materno-Infantil pela UFN, trouxe dados preocupantes, como o fato de apenas 23% das mulheres realizarem mamografias regularmente. Ela reforçou que o SUS oferece o exame de forma gratuita, sob demanda a partir dos 40 anos e de forma regular para mulheres a partir dos 50, a cada dois anos. Julieli enfatizou ainda a importância da prevenção por meio da mudança de hábitos, como não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar atividades físicas e manter uma alimentação equilibrada.

Autoridades e instituições unidas pela vida
O encontro foi fruto de uma construção coletiva, reunindo diversas instituições que acreditam no poder do diálogo como ferramenta de cuidado. São elas: Prefeitura Municipal de Santiago; Grupo Ellas; Centro Empresarial de Santiago (CES); Associação Mulher Empreendedora (AME); Secretaria Municipal de Saúde; Forma e Saúde e Lions Clube Santiago Centro.
Algumas representantes das instituições também deixaram mensagens de apoio, entre elas: Mara Rebelo, vice-prefeita de Santiago. Silvana Oliveira, secretária municipal de Saúde e Claudete Moreschi, gestora da Atenção Especializada.
Passe para o lado e veja todas as imagens (Fotos: Gisele Bazzan):
Emoção e leveza com a dança
O evento também contou com um momento cultural especial: uma apresentação do grupo Mix Dance, do Forma e Saúde Vila Rica, coordenado pela professora Luana. A dança expressou, com leveza e alegria, a força e a vitalidade da mulher. Já a condução do cerimonial do evento foi feita pela jornalista Sandra Siqueira, também presidente da Associaçâo Mulher Empreendedora e diretora do Grupo NPExpresso.
Confira um trecho da apresentação do grupo Mix Dance:
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso















