Santiago, RS – Inúmeras árvores vêm sendo simplesmente “varridas” das calçadas da cidade. No centro, na rua Bento Gonçalves (próximo ao Hospital Militar), uma figueira centenária, com mais de 15 metros, que ficava em um terreno baldio e ao lado de um prédio, foi derrubada. Moradores relataram que inúmeros pássaros ficaram desnorteados nos primeiros dias.

“Eu quase chorei quando vi o que fizeram com aquela árvore. Os passarinhos vinham, não enxergavam mais a copa e paravam no meio da rua, pareciam perdidos. Foi a coisa mais triste de ver”, contou uma moradora.
Tito Beccon
Na rua Tito Beccon, em dois pontos, árvores foram arrancadas da noite para o dia.


Na sessão da Câmara desta segunda (17), o vereador Magdiel comentou que “muitos não plantam, mas querem sombra”, referindo-se aos cortes que têm ocorrido em diferentes pontos da cidade.
Uma moradora da Tito Beccon afirmou que três árvores foram retiradas do local por uma empresa, sem qualquer tipo de aviso ou replantio.
Surpresa na Pedro Palmeiro
Um morador da Rua Pedro Palmeiro também relatou ter sido surpreendido ao voltar de viagem e encontrar uma árvore cortada na calçada da sua casa.
“Quando chegamos a Santiago, nossas árvores de sombra estavam cortadas no toco, e ainda colocaram cimento por cima. Isso aconteceu sem qualquer autorização”, afirmou.
O que diz a Secretaria do Meio Ambiente
Segundo a secretária Andriele Martins Peruffo, os cortes realizados na rua Tito Beccon foram feitos pela RGE. Segundo ela, há um convênio entre os municípios e a empresa, onde eles identificam risco de queda, ou risco de acidente com a rede elétrica e fazem a retirada. Geralmente, são árvores velhas e que já sofreram diversas podas.
Em contrapartida, mudas são doadas ao município para reposição, segundo Andriele, nesta segunda 17, a RGE entregou 300 mudas de árvores.
Quanto à figueira, ela estava em risco iminente de queda, colocando em perigo a estrutura do prédio. Isso foi comprovado por laudo técnico de engenharia, geologia e meio ambiente, que atestou a urgência da supressão do exemplar, pois a árvore colocava em risco dezenas de moradores. O serviço de corte foi realizado por uma empresa contratada pelos moradores do prédio.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


