Carros elétricos se tornam inutilizáveis quando a bateria atinge o fim de sua vida útil?

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No mês de agosto, o Brasil recebeu um imenso navio chinês carregado com mais de 2.700 carros elétricos das marcas BYD e GWM.

Esse evento marcou a liderança da China na tecnologia de veículos elétricos e destaca o crescente interesse do mercado brasileiro por opções de transporte sustentável. Tanto a BYD quanto a GWM são protagonistas nesse cenário, com modelos inovadores que estão ganhando aceitação no Brasil.

Apesar disso, o brasileiro ainda reluta em adquirir um carro elétrico. A preocupação com a vida útil das baterias é um fator que ainda inibe a adoção desses carros. No entanto, especialistas indicam que essa preocupação pode estar se tornando menos relevante.

  • Wanderlei Marinho, membro da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL, destaca que o custo das baterias tem diminuído ao longo do tempo, passando de uma média de US$ 1 mil por kWh em 2010 para cerca de US$ 110 por kWh atualmente.

Com essa redução de custo, o preço das baterias e sua substituição também têm se tornado mais acessíveis.

Atualmente, o custo de substituição de um conjunto de baterias varia de R$ 16 mil a R$ 53 mil, com previsões de queda para R$ 11,5 mil a R$ 39 mil nos próximos anos. Esses avanços indicam que a preocupação com a perda de vida útil das baterias pode estar se dissipando, tornando os carros elétricos uma opção mais viável e econômica a longo prazo.

Fonte: Uol

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